“O afeto é alimento para o desenvolvimento cerebral e para o desenvolvimento da empatia no ser humano, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro”

– uma das frases utilizadas pelo neurocientista e psicoterapeuta João Augusto Figueiró, ao explicar a importância dos cuidados essenciais durante a primeira infância.


Reconhecido pela organização internacional Ashoka como empreendedor social e promotor de mudanças (“changemakers”), Figueiró, centrado na questão da primeira infância, desenvolveu projetos inéditos no mundo em parceria com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Uma das iniciativas foi premiada em 2014, pela Ashoka e pela Fundação Lego, e reconhecida entre os dez melhores projetos sociais do mundo.

Posicionado como um dos líderes globais na área de saúde quando integrou a delegação brasileira dos ‘Forums for Change’, organizados pela Universidade de Yale, nos EUA. Figueiró participou também do Grupo Revisor da Convenção dos Direitos da Criança da ONU. No Brasil, além de liderar o Instituto Zero a Seis, presidiu o Fórum Nacional da Primeira Infância. Foi membro consultor do Ministério da Cultura, durante a elaboração do Plano Nacional de Cultura e do Ministério da Saúde, para a elaboração da estratégia “Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis”, tendo ainda realizado projetos em parceria com o MEC e com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Membro da Rede Nacional para a Primeira Infância, colaborou na elaboração do Plano Nacional de Primeira Infância e do Guia para elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância, tendo participado ainda do Conselho do Núcleo de Excelência pela Primeira Infância do Núcleo de Direitos da Universidade de São Paulo.
Figueiró foi recentemente selecionado, no Brasil, para fazer parte do programa Escolas Transformadoras, iniciativa global da Ashoka.

“Até hoje nenhum governante se ocupou de concretamente executar aquilo que está na Constituição Federal. O artigo 227 diz que é dever da sociedade e do Estado assegurar com absoluta prioridade os direitos da criança. Isso é negligenciado por gestores de todos os âmbitos.” João Figueiró, em entrevista ao jornal O Globo, em 15 de julho de 2016.

No Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), dedicou boa parte de seus quase 40 anos de atuação profissional como funcionário público federal vinculado ao Ministério da Saúde, produzindo também estudo, ensino e pesquisa da relação entre cérebro, mente, meio ambiente, sociedade e cultura.
O desenvolvimento da criança e a aplicação do conhecimento científico sobre a primeira infância, especialmente na composição de políticas públicas e práticas favorecendo esse grupo etário, estiveram sempre entre os focos principais de seu trabalho. Para Figueiró eram aspectos fundamentais para a promoção da saúde individual, coletiva e social, da ética e da redução da violência.

Compartilhar