Probebê

17/12/2019 Políticas Públicas

A fase mais importante para o bom desenvolvimento de uma pessoa vai da concepção aos 36 meses de vida. É quando as interconexões cerebrais mais relevantes (a maior parte do cérebro) são formadas e as bases do comportamento e da ética são estabelecidas. É durante esse período crítico que devem ser aplicados atenção e cuidados adequados direcionados especialmente às mães e aos bebês.

Contexto
Pesquisas científicas demonstram que a criança com carências afetiva, econômica e social pode não se desenvolver plenamente devido a ambiente estressante associado principalmente à baixa renda. A desnutrição, ausência de interação socioeducativa saudável, de afeto, de acolhimento familiar e social, de segurança em relação à sua integridade física, falta de estímulos cognitivos, ausência do brincar, configuram a frágil realidade da maioria das crianças no Brasil. Ajudá-las a desenvolver seu máximo potencial intelectual, social, afetivo e de saúde dará base para a diminuição da desigualdade da sociedade.

Mas como orientar pais, familiares e cuidadores sobre a melhor forma de cuidar das crianças nos primeiros anos de vida? Como encaminhar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa?

Proposta
Programa premiado no concurso Desafio de Impacto Social Google | Brasil, em 2014.

Trata-se de um aplicativo que envia informações objetivas e personalizadas sobre cuidados com o bebê, desde a gestação até os 18 meses de vida, passadas de forma regular e ajustadas a cada período do desenvolvimento da criança, por meio de mensagens para celulares (ao menos três por semana).

A partir de dados básicos sobre a mãe e seu bebê (data de nascimento, sexo, local), as informações são transmitidas e ajustadas a cada etapa da gestação e/ou a cada semana de vida da criança. O objetivo é encaminhar orientações fundamentais que aumentarão o grau de segurança e de autoconfiança dela para cuidar, nutrir e fazer com que o bebê tenha condições essenciais para um saudável desenvolvimento.

O projeto alcança além das mães também familiares e cuidadores associados ao bebê, que poderão se cadastrar para receber gratuitamente as mensagens.

Todos os temas abordados nesses pequenos informes semanais enviados são amplamente detalhados em matérias disponibilizadas (com fácil acesso) no site do ProBebê.

Compartilhar